Baterias 2018-07-27T16:23:52+00:00

Baterias

Baterias em Praia Grande | Mongaguá | São Vicente | Ocian Baterias
Ocian Baterias Praia Grande

O que é uma bateria?

Bateria é um aparelho eletroquímico com a capacidade de acumular, manter e fornecer energia. A armazenagem é possível devido as diferentes tendências que as substâncias químicas têm de dar e receber elétrons. Elétrons são as partículas responsáveis pelo transporte da eletricidade. Existem vários tipos de baterias, segundo finalidades e usos específicos, quais sejam:

• Baterias para arranque;
• Baterias para tração de veículos elétricos;
• Baterias para sustentação de ambientes e maquinários em caso de emergência (no-breaks);
• Baterias para celulares, etc.

A denominação mais correta dada a uma bateria, segundo o exposto acima é a de acumulador elétrico, entretanto chamamos comumente de bateria pois ela é formada por uma caixa com um conjunto (conjunto=bateria) de elementos (elementos são placas positivas e negativas ligadas uma a outra numa ligação em paralelo, conforme veremos adiante).

Quais os seus componentes?

Baterias em Praia GrandeOs componentes básicos são:

– Placas positivas e negativas

São grades produzidas com uma liga de chumbo onde é aplicada uma massa de PbO (Óxido de chumbo) adicionada de outras substâncias que responderão por determinadas reações.

Estão diferenciadas em placas positivas e negativas e são responsáveis pelo acúmulo e condução da corrente elétrica.

– Separadores: feito de polietileno

São envelopes que evitam o contato direto entre as placas positivas e negativas para que não ocorram assim curtos-circuitos.

Como Funciona?

Bióxido de chumbo (PbO2), é uma substância que possui grande tendência de receber elétrons, enquanto que o chumbo metálico (Pb), tem uma grande tendência de doar elétrons. A isso chamamos diferença de potencial. Assim se colocarmos em contato chumbo metálico com bióxido de chumbo, e estabelecermos condições para que o elétrons possam caminhar de um para o outro, a transferência de elétrons do chumbo para o bióxido de chumbo se dará com extrema facilidade.

Baterias em Praia Grande

O meio utilizado para transferência de elétrons no caso das baterias automotivas é uma solução de ácido sulfúrico, pela sua boa estabilidade térmica, alta condutividade iônica, baixo nível de impurezas e baixo custo. A configuração mais simples para um acumulador elétrico seria a de uma placa negativa (chumbo – Pb) e uma positiva (bióxido de chumbo – PbO2) separadas por um separador poroso e imersa na solução se ácido sulfúrico. A isso denominamos de célula. Cada célula possui uma tensão de 2 Volts, dada pela diferença de potencial entre os elementos utilizados.

.

A quantidade de carga elétrica que essas placas podem oferecer é definida pela quantidade de material ativo presente, então, teoricamente, quanto maior a placa maior a carga disponível. Para que não tenhamos que fazer baterias imensas ao invés de aumentarmos o tamanho das placas, ligamos uma placa positiva à placa positiva original e uma outra placa negativa à placa negativa original (ligação em paralelo) tendo desta forma o que chamamos de elemento.

Para obtermos uma bateria de 12 Volts, basta que liguemos 6 elementos, de 2 Volts cada, de modo que as placas positivas de um elemento se liguem as placas negativas de outro (ligação em série).

Esses seis elementos estão dentro da bateria em compartimentos separados para que não ocorra contato entre as soluções, o que causaria um circuito elétrico fechado, descarregando a bateria.

Na descarga que ocorre quando a eletricidade passa por um circuito elétrico externo, para a realização de um trabalho, como por exemplo, girar o motor de partida, acendendo uma lâmpada, os elétrons saem da placa de chumbo (placa negativa) pela grade e chegam a placa de bióxido de chumbo (placa positiva) fechando um circuito elétrico.

O que é importante na escolha de uma bateria?

Capacidade Nominal: É a capacidade em ampères-hora que uma bateria totalmente carregada manterá, a 27oC e durante 20 horas, sem que a tensão entre os polos caia abaixo de 10,5 volts.

Cold Cranking Ampères:É a corrente de partida a frio. A principal função da bateria é fornecer energia elétrica ao motor de arranque para o motor do veículo ser acionado.

Polaridade:É a polarização direita ( D ) ou esquerda ( E ) do polo positivo, vista a partir da frente da bateria.

Reserva de Capacidade:É o tempo em minutos que uma bateria totalmente carregada fornecerá energia para a ignição, iluminação e acessórios, se o sistema de carga falhar.

Baterias em Praia Grande | Mongaguá | São Vicente | Ocian Baterias

Entre em Contato e Solicite um Orçamento

Na Ocian Baterias trabalhamos com baterias (automotivas, de motos e náuticas), troca de óleo, palhetas, lâmpadas, aditivos, desengripantes, shampoo, silicone, pneu pretinho, odorizador e muito mais.

Fale Conosco

Dicas

Para aumentar a durabilidade da bateria, o proprietário precisa tomar alguns cuidados regulares com o produto. Confiras algumas dicas abaixo:

WhatsApp chat WhatsApp